São Mamede, venerado pela Igreja Católica e pela Igreja Ortodoxa, viveu no século III na região de Cesareia, que atualmente é Kayseri na Turquia. O imperador romano dessa época era Aureliano e havia perseguição aos cristãos sendo então um momento bastante difícil para assumir a sua religiosidade.

Mamede, filho de Teódoto e Rufina, família muito nobre, que foi denunciada e perseguida por propagarem o cristianismo. A sua mãe, Rufina, deu à luz prematuramente, falecendo logo de seguida, ao ver o seu marido, Teódoto, falecer na prisão. Desde muito novo Mamede demonstrou uma grande inteligência, tendo apenas alcançado o dom da palavra aquando do baptismo, que se realizava aos cinco anos de idade.

No ano 270, o Imperador Lúcio Domicio Aureliano, mandou que Demócrito, sucessor de Alexandre I, anterior governante da região, colocasse coleiras de ferro em Mamede levando-o assim ao Imperador para que renunciasse às suas ideias e se sacrificasse aos ídolos, tendo este conformado a sua devoção a Cristo e guardando a sua fé até à morte. O Imperador, enfurecido e humilhado com a firmeza e destreza daquele homem, ordenou contra ele, as mais cruéis torturas, tendo sido submetido ao suplicio da flagelação: vergastearam o seu corpo com varas, ferros, espinhos e correias; apedrejamento e aplicação de lâminas incandescentes sobre as suas feridas. A resignação deste mártir era sem limites. Exasperado, o tirano Imperador, ordenou que o afogassem no Rio Karassou, que banhava Cesareia. No instante em que se afogava, e para espanto de todos, viram-no erguer-se das águas, sendo transportado pela mão de Deus, até ao Monte Algeo, pondo-o a salvo da ira de Aureliano.

Viveu durante, dois anos, como eremita, solitário nas florestas do Monte Algeo, onde nenhum Ser Humano se atrevia a visitar. Passava os dias em orações e convivia apenas com os animais da floresta. Tinha a virtude de domar as feras selvagens e habitar com elas. Frequentemente, vestido com peles e disfarçado de pastor, descia até Cesareia para o trabalho Apostólico, chegando a doutrinar quarenta jovens.
 
Numa dessas ocasiões (decorria o ano de 275), Alexandre II, mandou prender Mamede e, com ele, os 40 jovens cristãos. Foram atirados ao cárcere. Todos os dias, eram visitados por um anjo, que lhes levava mel e leite para se alimentarem.
 
Por inspiração de Deus, Mamede abriu as portas do cárcere, dando a liberdade aos seus discípulos, não querendo porém ir com eles. Levado à presença do governante, recusou sacrificar-se a Apolo, e foi injustamente condenado à morte. Alexandre II, determinado a destruir aquele que considerava inimigo do Império, ordenou que acendessem uma fornalha e o atirassem para lá. Mamede fez o Sinal-da-Cruz, quando o colocavam na fornalha, ali permanecendo durante três dias e três noites, inteiramente ileso, entre as chamas, dando Graças a Cristo.
 
Alexandre II, cheio de despeito por ter sido vencido pela fé daquele jovem, ordenou que lhe abrissem o abdómen com um ferro tridente. As vísceras saíram do seu corpo e todos julgaram que Mamede estaria já morto. Passado algum tempo, ele conseguiu recolher as entranhas, erguendo-se e apoiando-se num cajado, caminhou até ao Monte Algeo. Aí, entregou a sua alma a Deus, recebendo a sua coroa da Glória.
 
Foi sepultado perto de Cesareia, no ano de 275. A sua fama espalhou-se pelo Oriente, Capadócia e Sicília, até à Síria. Cognominado de “o grande mártir”, o culto em sua honra espalhou-se por toda a cristandade.
 
São Mamede figura entre os santos curadores, talvez pela sua associação ao suplício das entranhas dilaceradas. O Santo Mártir, é lembrado na cura dos males do aparelho digestivo e alívio das dores internas, inclusive do parto. Celebramos a memória a 17 de agosto, data da sua entrada na Glória de Deus.
 
 
Imagem - Escultura representativa de São Mamede presente na Igreja Matriz de Valongo, século XVII

Agenda

Visita à IGreja Matriz

Gostaria de conhecer a Igreja Matriz? O seu espólio? A sua história?

Gostaria de visitar o coro-alto, a torre sineira?

Marque já a sua visita.

valongoparoquia@gmail.com

Autenticação

Documentos

Guiões, Cartazes...

Contactos

Paróquia de Valongo

Papa Francisco

Coluna dedicada ao Papa Francisco. Poderá acompanhar todas as notícias em: https://www.vaticannews.va/pt.html

Notícias do Santo Padre

Nestes espaço poderá ler as mensagens do Santo Padre.

Mensagens

DIÁLOGO E RECONCILIAÇÃO NO PRÓXIMO ORIENTE (Universal) Para que no Próximo Oriente, no qual diversas tradições religiosas partilham o mesmo espaço de vida, nasça um espírito de diálogo, de encontro e de reconciliação.

Intenção Novembro

O Vídeo do Papa é uma iniciativa global desenvolvida pela Rede Mundial de Oração do Papa (Apostleship of Prayer) para auxiliar na divulgação das intenções mensais do Santo Padre relacionadas aos desafios que a humanidade enfrenta.

Vídeo do Papa

#JMJ2022

Comité Organizador da JMJ reuniu-se com representantes das dioceses de Portugal

#JMJ2022

Igreja do Corpo Santo vai ser «a casa de oração» até 2022 (com vídeo)

#JMJ2022