Data de 1794 o início da construção da igreja matriz, erigida no local ocupado pela antiga, demolida por se encontrar em mau estado de conservação. Emoldurada pela serra, levou mais de meio século a concluir. A portaria do governo que autorizava a sua edificação vem assinada por D. João VI e data de 1793. No tempo das invasões francesas serviu de quartel-general às tropas invasoras. A sagração da igreja com celebração da primeira missa foi a 20 de Setembro de 1823.

Em 1837, a sua sacristia serve as primeiras reuniões camarárias do novo concelho de Valongo. Contribuíram para a construção desta igreja, as monjas do Mosteiro de S. Bento de Avé Maria do Porto e o produto do labor dos padeiros de Valongo.
As suas paredes, com mais de dois séculos já passados e apesar da sua altura superior a vinte metros ainda mantêm todo o seu prumo e alinhamento. O corpo central é coroado por um frontão triangular com a imagem de S. Mamede complementada com quatro painéis de azulejos, representativos da vida do santo, que ladeiam as torres sineiras. O amplo pórtico de forma retangular é todo ele rematado em cantaria e encimado por três amplos janelões sendo o central ornamentado por azulejo com as armas de S. Pedro, apresentando também a inscrição "O QUAM METUENDUS EST LOCUS ISTE! VERE NUN EST HIC ALUID NISI DOMUS DEI ET PORTA COELI. Gen XXVIII 17" (Que terrível é este lugar! Aqui é a casa de Deus, aqui é a porta do céu).

Atualmente, a Igreja Matriz possuí um variadíssimo espólio. Destacamos as alfaias litúrgicas, pinturas, retábulos e órgão de tubos.

Entre 2009 e 2010, a Igreja Matriz, sofreu de uma grande intervenção a nível da cobertura e da nave, onde foram intervencionadas as pinturas murais e abóboda. Nesta mesma altura, foi feito o restauro do órgão de tubos.

Rua Sousa Paupério, Valongo | GPS: 41°11'17.3"N 8°30'03.0"W

DIÁLOGO E RECONCILIAÇÃO NO PRÓXIMO ORIENTE (Universal) Para que no Próximo Oriente, no qual diversas tradições religiosas partilham o mesmo espaço de vida, nasça um espírito de diálogo, de encontro e de reconciliação.

Intenção Novembro