Celebramos nos dias 30 e 31 de março, as tradicionais procissões de Nossa Senhora da Soledade e Senhor dos Passos.

A devoção ao Senhor dos Passos é uma invocação próprio do catolicismo que faz memória do sofrimento de Cristo na sua dolorosa caminhada até ao Calvário. Tradicionalmente, esta devoção realiza-se sob a forma de via-sacras ou procissões, percorrendo um longo percurso passando por várias representações da Paixão de Jesus.

Em Valongo, este culto é feito no quarto domingo da Quaresma. Na noite de sábado deste fim-de-semana, sai em procissão a imagem de Nossa Senhora da Soledade que é conduzida até à Capela de Nossa Senhora das Neves, na Praça Machado dos Santos. Aí aguarda a passagem da imagem do Senhor dos Passos, na tarde do dia seguinte.

Junto ao Padrão, dá-se o ponto alto da procissão com o Sermão do Encontro, representando a Quarta Estação da via-sacra, o encontro de Jesus com Sua Mãe.

Sintamo-nos todos convidados a participar!

RECONHECIMENTO DOS DIREITOS DAS COMUNIDADES CRISTÃS (Pela evangelização) Pelas comunidades cristãs, em particular as que são perseguidas, para que sintam a proximidade de Cristo e para que os seus direitos sejam reconhecidos.

Intenção Março